Barra de Botões

HOME

** GEOGRAFIA **  
Margens do Rio Sorraia
Margens do Rio Sorraia
[Introdução] [Meio Físico]
 

Separador

Introdução O Concelho de Coruche, limitado por 9 Concelhos (Arraiolos, Mora, Ponte de Sôr, Chamusca, Almeirim, Salvaterra de Magos, Benavente, Montijo e Montemor-O-Novo) tem uma superfície de 1.117Km2, distribuídos por 8 Freguesias (Coruche, Couço, Lamarosa, Branca, Fajarda, Biscaínho, Erra e Santana do Mato). Está situado na margem sul do rio Tejo numa zona de transição a caminho do Alentejo.
É o concelho de maior extensão do distrito de
Santarém e 10º a nível nacional. (...)
A sua localização e as vias de comunicação de que É dotado, materializadas nas estradas nacionais que o cruzam (114, 119 e 251), permitem-lhe um acesso rápido a centros urbanos e industriais importantes e fazem do Concelho o ponto de confluência de 2 eixos de fluxo de tráfego importantes (Lisboa/Setúbal - Beiras/Espanha - Santarém/Sul).
A vasta região que o Concelho abarca, de grandes potencialidades agrícolas, É constituída por duas zonas distintas:
- A fértil lezíria do Vale do Sorraia - faixa que se estende para além das orlas oriental e ocidental do Concelho, acompanhando todo o percurso do Rio Sorraia.
- A zona florestal - constituída principalmente pelo montado de sobro, do qual se extrai 10% da Cortiça Nacional. O clima É de tendência atlântico-mediterrânica, dada a proximidade do oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo, pelas influências que produzem e pela quase ausência de relevo.

in Concelho de Coruche - Caracterização Geral, ed. da Câmara Municipal de Coruche

Separador

Meio Físico Situado na margem sul do Tejo, no limite Sul do distrito, é este o concelho por excelência da denominada região de "Charneca" (transição entre o Ribatejo e o Alentejo). .

Todo o Ribatejo foi outrora o fundo do golfo pliocénico constituído pelos rios Tejo e Sado, no último período da era terciária. O Golfo apareceu no fim do período mesozóico, tendo-se processado o assoreamento alavionário, desligando os dois rios. No Ribatejo-Sul, Coruche ocupa uma subdivisão denominada de Baixas do Sorraia e, dentro desta, duas subdivisões distintas: o miocénio lacustre, que constitui a ondulação de parte da margem direita do Sorraia, e o pliocénio, formado pelas terras arenosas cortadas por este rio.

in DIAGNÓSTICO SÓCIO-CULTURAL DO DISTRITO DE SANTARÉM - ESTUDO 1, Santarém, 1985, pág. 272-273.

Contacte a CMC
Contacte a CMC

Separador
[Ecos do Ribatejo] [Home] [História] [Geografia] [Localização] [Património]
[
Caracterização] [Economia] [A visitar] [Roteiro] [Agenda] [Notícias] [Outras informações]

Concepção e realização de
Ecos do Ribatejo