Concelho do Sardoal
Barra de Botões
Friso Floral
PATRIMÓNIO
Igreja do Mosteiro de Nª Sª da Caridade
Igreja do Mosteiro de
Nª Sª da Caridade
[Caracterização Geral] [Monumentos]

 

Caracterização Geral

Sardoal, VILA JARDIM DO RIBATEJO, tem um património natural onde o ar fresco e saudável e a beleza da sua paisagem primaveril dada pelas flores que pendem das varandas, muros e sacadas das casas, proporcionam um espectáculo único de côr e encanto.
Dos Miradouros do adro da Igreja Matriz, do Convento de Santa Mª da Caridade e dos moinhos de Entrevinhas dão-se a conhecer os limites do concelho, onde a Serra de Alcaravela guarda as mais belas espécies de vegetação típica que cobrem de vida a região.
Destaca-se também a Lagoa de Espelho de Água pelas suas águas límpidas e frescas, e as não menos interessantes quedas de Água do açude da Lapa, que nesta bagagem de recursos naturais proporcionam um espaço de lazer de reconhecido valor.
Do seu património cultural artístico evidenciam-se os paineis quinhentistas (pintura a óleo) do políptico da Igreja Matriz , considerados como o melhor de sempre da pintura Portuguesa. Mas a inesgotável riqueza da Vila exprime-se também na decoração única de painéis de azulejos da Igreja Matriz, no retábulo em talha dourada da sua Capela-Mor da mesma Igreja, famosa também pelos seus quatro altares de pedra da Batalha; no portal renascentista e azulejaria da Igreja da Misericórdia; no retábulo do Sec. XVI da Capela do Espírito Santo e no retábulo da Igreja de Santa Maria da Caridade.
É ainda de importante relevo artístico o artesanato típico que inclui artigos de barro e barro envernizado, mantas, cestos, leques de palha, faianças e azulejos, rocas, almofadas, rodilhas, bonecos de lã, arraiolos, trabalhos à base de linho, machados de Andreus e Malas Brasileiras.
Outros Monumentos a visitar serão também o Convento de Santa Mª da Caridade, os Solares dos Almeidas, do Adro e dos Arcos, e o centro histórico do Sardoal, que estão tambÉm classificados como Património de Interesse Nacional.
Os jardins públicos da Tapada da Torre e da Praça Nova, a Fonte da Preta, o edifício da Cadeia Velha, a Ponte Romana e os vários moinhos, não dispensam uma visita obrigatória.

Informação gentilmente cedida pela Região de Turismo dos Templários

Monumentos

  • Casa Grande ou dos Almeidas

  • Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Sardoal

  • Igreja de S. Tiago e de S. Mateus, matriz do Sardoal

  • Igreja do Mosteiro de Nª Sª da Caridade

  • Pelourinho do Sardoal

 

[home] [história] [geografia] [localização] [património] [caracterização]
[economia] [a visitar] [roteiro] [agenda] [notícias] [outras informações]
[Ecos do Ribatejo]

Concepção e realização