Rancho Folclórico "Os Camponeses"
HOME
Riachos no passado
História de "Os Camponeses"
Digressões
Ficha Técnica
Contactos
 
Banner
 
Os Camponeses Símbolo
História de "Os Camponeses"
Símbolo


    Separador
   

O Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Riachos foi fundado em 14 de Janeiro de 1958.

As recolhas de trajo, canto e danças, foram feitas a partir do Verão daquele ano, tendo sido apresentadas oficialmente na Feira do Ribatejo, em Santarém, no ano de 1959.

Com estas recolhas pode-se provar que o Folclore de Riachos é bastante rico e variado, devido à sua situação geográfica, pois fica precisamente na zona de transição da Lezíria para o Bairro e Charneca. Aquela, a Sul da povoação, entrando pelas margens do Rio Almonda até ao Tejo, as outras a Norte, passando por todo o Concelho de Torres Novas, zona de pequenas montanhas até à Serra d'Aire.

Nas danças e nos cantares, na sua grande maioria estão bem patentes a garridice, a alegria e toda a genica da Lezíria Ribatejana, para onde as gentes de Riachos estiveram sempre voltadas, enquanto noutras estão bem marcadas, a dolência, a harmonia e beleza das danças e dos cantares da zona ondulada.

Os trajos, esses são cópias fiéis dos usados pelos seus antepassados em Riachos, nos finais do Século XIX e principios do Século XX, apresentando em cada espectáculo trajos domingueiros, trajos de festa, trajos de trabalho e ainda o trajo de campino de trabalho e de festa.

     
Separador
[Ecos do Ribatejo] [Home] [Riachos no passado] [História de "Os Camponeses"]
[
Digressões] [Ficha Técnica] [Contactos] [Concelho de Torres Novas]