Home
    Geografia
História
Localização
Património
Caracterização
Economia
A Visitar
Roteiro
Agenda
Notícias
Outras Informações
 
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo

[Meio Físico]
    Separador
   

Meio Físico

Composto pelas freguesias de ALCOROCHEL, ASSENTIZ, BROGUEIRA, CHANCELARIA, LAPAS, OLAIA, PAÇO, PARCEIROS DE IGREJA, PEDROGÃO, RIACHOS, RIBEIRA BRANCA, SALVADOR (vila), SANTIAGO (vila), SANTA MARIA (vila), S. PEDRO (vila) e ZIBREIRA, o concelho de Torres Novas é limitado a Norte pelos concelhos de Tomar e de Vila Nova de Ourém, a Oeste por este último e pelo concelho de Alcanena, a Sul pelos concelhos de Santarém e da Golegã e a Este pelos concelhos de Entroncamente e Tomar. Tem uma área total de 278,92 Km(cerca de 4,2% do distrito).

Limitado a noroeste pela imensa Serra de Aire (onde se encontram as principais áreas inaproveitadas agricolamente) tem como cota máxima o seu vértice- 677,7m - e mínima 26,5m.

Percorrido pelo RIO ALMONDA (que nasce na Serra de Aire) em toda a sua extensão, o solo torrejano é fértil em produtos hortícolas nas zonas ribeirinhas, predominando a figueira e a oliveira nos terrenos não irrigados. O concelho é ainda atravessado pela Ribeira de Alvorão (afluente do Almonda) e pela Ribeira de Bezelga (afluente do Nabão).

Sem dúvida, o principal aspecto a focar neste capítulo (embora que sumariamente) diz respeito ao sistema ecológico de toda uma população cujo passado (não muito remoto) - história, economia, vivência e convivência - está intimamente ligado ao Rio que banha a região - o Almonda: desde o recreio-pesca (temos o exemplo da Taça das Nações), natação, passeios de barco - até ao trabalho - a lavagem de roupa, o moer da farinha em pequenos moínhos de água, - passando pela economia - potencialidade de irrigação e fertilização dos campos para a agricultura. As inúmeras fábricas instaladas no concelho de Torres Novas - papel, destilarias de álcool, metalúrgicas, e têxteis, principalmente - com especial incidência nas margens do Almonda, não tiveram na sua origem qualquer preocupação ao nível do saneamento, utilizando o Almonda como vazadouro dos detritos industriais. Este problema tem vindo a tomar peso gradualmente e com maior intensidade desde 1972, altura em que começou a tornar-se difícil viver junto ao rio e muito especialmente na vila de Torres Novas. Constituída e oficializada a Comissão de Estudos e Combate da Poluição do Rio Almonda em 1957, iniciou-se uma vasta campanha de alerta das populações e do governo para a catástrofe eminente. Porém, e apesar de todos os esforços então desenvolvidos, somente a partir de meados de 1981 foram mandados eleborar os primeiros projectos, estando alguns em execução e outros em fase de ultimação. Está, neste momento (1985), aprovado um financiamento intermunicipal.

Apesar de estar situado numa região de clima mediterrânico, o concelho de Torres Novas tem um MICRO-CLIMA característico devido à proximidade da Serra de Aire, que faz com que os ventos dominantes de NW subam, provocando, durante o Inverno, uma baixa do teor de humidade e consequente baixa de temperatura; no Verão, o ar muito seco conduz à elevação da temperatura. Este micro-clima é assim de tipo continental, com influências mediterrânicas.

in DIAGNÓSTICO SÓCIO-CULTURAL DO DISTRITO DE SANTARÉM - ESTUDO 1, Santarém, 1985, pág. 477-78.

     
    Separador

[HOME] [ECOS DO RIBATEJO] [HISTÓRIA] [GEOGRAFIA] [LOCALIZAÇÃO] [PATRIMÓNIO] [CARACERIZAÇÃO] [ECONOMIA] [A VISITAR] [ROTEIRO]
[
AGENDA] [NOTÍCIAS] [OUTRAS INFORMAÇÕES]
Visite também os sites de:
Museu Agrícola de Riachos
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Riachos
Contacte a CMTN
Contacte a CMTN

Concepção e realização