Home
    Património
História
Geografia
Localização
Caracterização
Economia
A Visitar
Roteiro
Agenda
Notícias
Outras Informações
 
Grutas das Lapas
Grutas das Lapas

[Caracterização Geral] [Arte]
[
Monumentos]
[Pegadas de Dinossauros]
    Separador
   

Caracterização Geral

Torres Novas, cidade invejada pelo seu património natural, do qual se destaca o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, com toda a sua magestosa paisagem, com as suas grutas naturais e com construções de pedra que são o colírio das gentes e culturas que por ali passam.
Não de menor importância é a
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, que pelas suas características se tornou um local de paragem obrigatória para várias espécies, que o elegeram para a sua nidificação. De Abril a Junho, pode assistir-se a um espectáculo sem igual, proporcionado por milhares de Garças que por ali passam.
Do seu património monumental cultural a não perder a visita ao
Castelo e à Vila Romana de Cardílio, que com o seu espólio são o encanto de quem os visita.
De referir também o Museu Municipal de Carlos Reis que com as suas valiosas colecções arqueológicas e de arte sacra, transporta-nos a outros tempos. As grutas (labirinticas) das Lapas ligadas ao "eterno" mistério do seu surgimento, despertam a curiosidade dos seus visitantes.
Esta cidade, engloba no seu património numerosas igrejas que com as suas pinturas, os seus azulejos e as suas talhas dão riqueza e esplendor ao concelho.

Informação gentilmente cedida Região de Turismo dos Templários.

Separador

A Arte

Remonta a mais de um milénio o interesse suscitado a muitas civilizações por esta morada cujos atributos nunca deixaram de ser cobiçados. Atestam-no o inúmero e variado património cultural existente: as ruínas romanas de Cardílio e os seus preciosos mosaicos polícromos; o belo castelo de onze torres, reconstruído por D.Sancho I e D. Fernando I, morada de Alcaides famosos; as enigmáticas galerias das Lapas, envoltas no mistério da sua escavação; o jardim da Avenida sobranceiro ao castelo; a Praça 5 de Outubro rodeada de edifícios elegantes e belas esplanadas; o Museu Municipal Carlos Reis com uma inestimável colecção arqueológica, com telas de pintura contemporânea de Malhoa e Carlos Reis, e uma rara celada de peão do século XII. As igrejas de S. Salvador, de Sant'Iago, de São Pedro, de Nossa Senhora do Carmo, de Santo António, da Misericórdia e a Ermida de Nossa Senhora do Vale são senhoras de uma vasta e valiosa azulejaria seiscentista. Outros testemunhos do passado são as olarias de Árgea, as belas rendas e bordados, ou ainda o espólio do Museu Agrícola de Riachos.

In Folheto Turístico da Região de Turismo dos Templários.

Separador

Monumentos

  • Castelo de Torres Novas
  • Ruínas Romanas de Vila Cardílio
  • Gruta das Lapas - Lapas. I.I.P. - Conjunto de grutas artificiais para exploração de pedra. Nalgumas delas foram encontrados objectos arqueológicos com uma cronologia que vai do Neolítico à época romana.
  • Igreja de S. Salvador
  • Igreja de Santiago
  • Igreja de S. Pedro
  • Igreja da Misericórdia - Torres Novas. I.I.P. - Do primitivo edifício, do século XVI, alvo de reformas nos séc. XVII e XVIII, restam uma porta manuelina e um cruzeiro. O pórtico lateral, com data de 1670, é flanqueado por quatro colunas jónicas com entablamento de pedra. De salientar a azulejaria, dos tipos "padrão" e tapete, a talha, as pinturas (séc. XVII) dos caixotões do tecto, as telas seiscentistas e o presépio setecentista.
  • Capela do Convento de Santo António
  • Ermida de Nª Srª do Vale
  • Igreja de Nª Srª do Carmo
  • Igreja de Nª Srª do Monte
  • Igreja de S. Sebastião
  • Igreja de Nª Srª da Conceição
  • Igreja de Nª Srª da Graça
  • Solar de Vargos
  • Ermida de S. Bartolomeu
     
    Separador

[HOME] [ECOS DO RIBATEJO] [HISTÓRIA] [GEOGRAFIA] [LOCALIZAÇÃO] [PATRIMÓNIO] [CARACERIZAÇÃO] [ECONOMIA] [A VISITAR] [ROTEIRO]
[
AGENDA] [NOTÍCIAS] [OUTRAS INFORMAÇÕES]
Visite também os sites de:
Museu Agrícola de Riachos
Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Riachos
Contacte a CMTN
Contacte a CMTN

Concepção e realização